Mostra as tuas caras!

E parece que foi ontem que eu tava aqui te apresentando a Austrália, no post número um d’O Bagageiro. Outros quatro países e continentes depois, como nos despedir de vocês, que nos acompanharam durante essa nossa ~volta ao mundo em um semestre?

A saída mais óbvia era também a mais simples – e a mais interessante, vamos combinar: BRASIL-SIL-SIL! E é por isso que na nossa última semana tu vais conhecer muito mais sobre esse nosso país ou, por que não, sobre os nossos brasis. Sim, porque eles são vários, e a partir de hoje a gente vai te mostrar um pouquinho do que tu já conheces, mas também de algumas outras coisas que, eu aposto, te passam despercebidas!

giphy (1)

(Aqui para matar as saudades do Canadá, da Coreia do Sul, da Irlanda e da África do Sul)

Durante a pesquisa pra esse post, conversei com o aussie-friend Liam Randell pra tentar entender mais ou menos o que o pessoal de fora pensa e/ou conhece do Brasil. Ele se desculpou pelos estereótipos e disse que o que ele sabe é mais ou menos o que a mídia mostra. As primeiras coisas que ele lembra ao se falar de ‘Brasil’, são: a) futebol – até porque a Copa tá na porta, ele disse -, b) festas com “muita gente dançando no meio da rua com fantasias loucas e roupas coloridas”, o que eu interpreto como todos os nossos Carnavais, e c) a Floresta Amazônica – o que eu achei legal, porque nem todo mundo lembra.

O curioso é que essa visão da galera de fora, por mais estereotipada que seja, geralmente mostra o que a gente também já conhece. Mas, e o que a gente não conhece? O Pra Começar na semana especialíssima d’O Bagageiro em terras tupiniquins te apresenta: Um tour pelos brasis que tu (muito provavelmente) ainda não conheces!

giphy (4)

1) Lençóis – Bahia: Que a Bahia é linda e maravilhosa, isso tu já deves saber. Mas tu conheces um lugar chamado Lençóis? Até ontem, pra mim, eles eram apenas os da minha cama e, no máximo, os maranhenses. A cidade é uma das mais procuradas da Chapada Diamantina e oferece passeios e programas pra todos os gostos: cachoeiras, caminhadas e uma combinação perfeitinha entre o bucólico e o urbano. Esse site é bem legal e tem várias outras dicas sobre a região. O governo da Bahia também desenvolve campanhas de incentivo ao turismo, e uma dica é esse Canal do YouTube.

Igreja Senhor dos Passos - Lençóis, Bahia.

2) Tamadaré – Pernambuco: Pra quem gosta de praia, Tamadaré, no Sul de Pernambuco, é um prato cheio! Lá você pode fazer mergulho, conhecer as piscinas naturais, o recife de corais e até passear por algumas trilhas ecológicas. O site Tamandaré Online oferece várias dicas de passeios e até empresas que oferecem guias e programas, além de restaurantes, mapas e hospedagens.

Praia_dos_Carneiros_-_Tamandaré,_Pernambuco,_Brasil

3) Tibau do Sul – Rio Grande do Norte: Cidade praiana ao Sul de Natal, Tibau do Sul oferece passeios de barco, caiaque, vela, e banho no rio e no mar. O site da cidade tem bastante informação e fotos maravilindas. Lá tu encontras, também, a Praia de Pipa, casa de tartarugas marinhas e golfinhos cuti-cuti – grande parte da orla é área de proteção ambiental.

fileg_8482

4) Tiradentes – Minas Gerais: Bem, de Tiradentes você já deve ter ouvido falar. Mas, ainda assim, achei válido deixar aqui algumas dicas e referências sobre a cidade. Localizada no Sudeste do estado, a cidade é praticamente um monumento histórico por si só e já vive praticamente do turismo e, pelo que eu pude entender, do turismo religioso. A página da cidade no site da Viaje Aqui, da Abril, foi um dos mais legais e completos que achei, e esse vídeo conta um pouquinho da história de lá.

tiradentes_10

5) Óbidos – Pará: Claro que eu não ia deixar o nosso Pará de fora dessa, né. Uma pedida pra quem quer conhecer lugares novos é Óbidos, pertinho de Santarém, na parte mais estreita do Rio Amazonas. O site Chupa Osso tem informações bem interessantes, sobre questões históricas, culturais e ambientais da região. O site da prefeitura também tem algumas fotos e informações históricas.

20120810103154

E como dica de ouro, pra finalizar o post de hoje, te deixo com o Canal do YouTube do Ministério do Turismo – que também foi outra novidade pra mim – e tem vídeos dos quatro cantos do país, incentivando, claro, os brasileiros a conhecer todos os nossos brasis. Espero que tenhas gostado e que as dicas sejam úteis num futuro bem próximo. Continua com a gente, nessa semana que é de despedida, mas também de descobertas e apredizados, como não poderia ser diferente por aqui. De coração partido, Tchau!

giphy (5)

Anúncios

Qual tua opinião?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s