A África do Sul além do Waka Waka

Mais que passar no vestibular, mais que fazer aniversário de namoro, muito mais que tirar uma nota excelente, o fim do semestre provoca as sensações mais paradoxais do mundo. Foi por isso que o Pra Ouvir não saiu ontem, porque todos nós d’O Bagageiro estávamos no fim do semestre, cheio de trabalhos e apresentações pra fazer. Mas não te esquenta, pequeno, porque agora que voltamos a sentir o gostinho de férias, vamos te mostrar as melhores dicas sonoras da África do Sul, e aqui vais encontrar muito mais do que Waka Waka!

A gente vai te dar duas dicas que vão te fazer pensar melhor sobre a música africana. Uma dessas dicas é a dupla de mixagem Goldfish, formado pelo Dominic Peters e pelo David Poole, da Cidade do Cabo.

goldfish

Essa galera do peixinho dourado faz música eletrônica com um monte de instrumentos aleatórios, como saxofone, flauta, teclados e contrabaixo juntos, além de também mixar vozes que é uma coisa que a gente ama. Eu particularmente tenho ouvido bastante música eletrônica nos últimos meses e considero que esses caras  que fazem mixagem são sim verdadeiros artistas. Eu gostei deles porque não fazem nada muito pesado e que dá dor de cabeça depois, como o Skrillex. Esses sul-africanos têm uma pegada pop e até meio ~surfista~.

Mas o que nos chama atenção, além da música, são as animações dos videoclipes, colocando o peixinho dourado como protagonista. Além do que eu achei foda que eles alfinetam alguns músicos, e não descartam nem os que já morreram. No clipe de Three Second Memory eles colocam um Elvis Presley zumbi com um Justin Bieber castor.

[youtube http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=6XDwlQZKaK0]

Ok, não resisti. Tá aqui outro vídeo legal, o Soundtracks and Comebacks, que conta mais uma história desse peixinho, além de ser IMPOSSÍVEL ficar parado, tu te sentes obrigado à estalar os dedos e dançar.

[youtube http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=GSBIEMonruE]

A nossa outra dica é bem mais cultural e reflete uma pouco dos ritmos lá da África do Sul, não que o Duo do Goldfish não tenha referências, mas aqui eles realmente usam referências visíveis, inspiradas no lugar. Tô falando do pessoal do grupo indie Freshlyground. Eles gostam de misturar batidas, vozes e estilos africanos do Kwela com um sonoridade bem jazz, blues e rock indie, e participaram do clipe de Waka Waka com a Shakira. Te deixo com dois vídeos com sonzinhos bem legais.

[youtube http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=9nUAarErp5Y] [youtube http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=kLuSyqMlm_U]

Semana que vem tem muito mais conteúdo especial te esperando aqui. Tu já podes ir sonorizando tuas festas de Natal com essas  dicas! Ah, mas aguarda que temos mais dicas pro ano novo na semana vem. Abraço, galera!

Anúncios

Qual tua opinião?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s