Festival de cores: por um mundo vestido todo étnico

Finalmente, chegou a vez da África aqui n’O Bagageiro! Por favor, um minuto de silêncio para agradecermos este momento. Sim, devemos agradecer muito a África por todas as influências para o mundo, com suas danças, roupas e cores e não podemos esquecer, claro, de ter dado ao mundo tantas pessoas lindas, como a Amanda Campelo, a african queen d’O Bagageiro. Então, te prepara que o Pra Vestir africano tá com tudo!

Por favor, gente, o que seria da moda sem as influências étnicas? O que seria de MIM sem meus looks étnicos? O mundo ia ser sem cores e, com toda certeza, seria sem graça e monótono.  Então, hoje eu resolvi te falar um pouquinho das roupas típicas, afinal, é daí que vêm as influências para todo o resto, né? Bom, como nosso país da semana é a África do Sul, eu vou te falar mais dos povos de lá, porque, queridos, no continente africano o que não falta é estilo!

tumblr_loknfeuk9L1qauxwg
Imaginem só que o local que hoje é África do Sul foi “invadido” por terra, mar e só não foi por ar porque isso ainda era o século XV e tinha imigrante pra dar e vender: os africanos das diferentes tribos (e consequentemente com diferentes culturas) e, ainda, tinha os europeus. Bom, só daí já dá pra perceber que pelas bandas de lá o que não falta é diversidade. Por isso, escolhi três povos que, pelas pesquisas que fiz, parecem ser o de maior predominância. Mas, acho que o que importa mesmo são as influências que eles podem trazer pros teus looks.

Talvez o povo mais conhecido seja os Zulus. Nas roupas das mulheres, principalmente, não pode deixar de faltar brilho e colorido. As garotas que estão solteiras, usam faixas de miçanga, chamadas izincu, em torno dos cotovelos, cintura, tornozelo, além dos colares e e tiaras também feitos de miçangas. Ah sim, e as cores significam que elas estão na pista pra conquista.

stock-photo-lesedi-cultural-village-south-africa-jan-zulu-woman-wearing-handmade-clothing-on-january-93199546CW2 zuluwomenwithpots

Já as mulheres que estão casadas usam cores mais sérias, e vestem os xales  “Ibhayi” e os chapéus “isicholo”. Os homens usam as peles de animais, mas isso também varia de acordo com o estado civil.

zuma2_2199446c

mazumas-outfit_zulu

Os Xhosa têm uma cultura bem similar e diz que até a língua deles é bem parecida (como não sei falar, então não sei diferenciar), eles também usam as miçangas para fazer acessórios, mas ainda há sim algumas particularidades. Por lá é tipo assim, sou jovem, tô solteira e a procura de um marido, então faz-se um topless básico. A roupa serve justamente para dizer qual é o meu status dentro da tribo.

Xhosa-Girls-300x225

E, por último, temos os Venda, que são conhecidas por suas cerimônias para fazer chover. Aqui em Belém nem precisa de nada disso, é só esperar dar umas quatro da tarde.

tumblr_lxo5tzMo921qd0r1zo1_500

Bom, o dançarino da chuva  veste um elmo, uma saia de gramíneas e usa faixas nos braços e nas pernas feitas de penas. As roupas deles vão mudando de acordo com a idade, o sexo e se estão solteiros ou não. Mas, basicamente, consistem em pedaços de panos coloridos, que possuem cortes quadrados ou triangulares (devido as variantes : sexo, idade…) e que vão ser “amarrados” pelo corpo.615558_140827012727403_414613699_oVenda-by-Wayne-Feidon

Bom, espero que o post de hoje te inspire para os próximos looks étnicos! E sabe o que seria mais legal ainda? Que vocês compartilhassem com a gente esses looks. Adoro ver adaptações e novas formas de usar as coisas. Até semana que vem!

tumblr_mi5y8lLWxW1rm9kjpo1_500

Anúncios

Qual tua opinião?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s