Sobre fantasia e leituras…

Antes de mais nada gostaria de explicar como vão ser os posts do Pra Ler da Irlanda. Bom, eles têm muitos autores SUPER LEGAIS! Então, tive muitos problemas em me decidir sobre quais escrever, afinal, não queria deixar nada de fora pra vocês. Por eu ser indecisa demais, não conseguia escolher, então decidi fazer uma das coisas que sei fazer de melhor: LISTINHA! Não se engane pensando que sou organizada, eu só faço listas pra me enganar e fingir que estou me tornando mais organizada. Também tenho problemas em fazer TOP’s, porque nunca sei dizer qual é melhor….MAS ENFIM… Vamos explorar um pouquinho da Irlanda?

Decidi que a primeira listinha seria sobre um dos gêneros que eu mais gosto: Ficção Especulativa, no qual estão incluídos Ficção Científica, Horror e Fantasia.

Fantasiaaaa no ar! Desculpem só isso que veio na minha cabeça quando escrevi fantasia. Continuando… Escolhi esse gênero, porque além de ser bem popular no nosso país da semana (como vocês puderam perceber um pouco no Pra Sentir, com a nossa Anne Leprechaun). Eu acho que a vida fica mais divertida assim, às vezes a realidade é tão cansativa e tão…real… quando a gente lê, a gente se transportar pra outro lugar completamente diferente, que nos faz esquecer nossos problemas ou até mesmo pensar que eles são menores comparados aos daqueles que precisam lutar contra um dragão ou com um super vilão, tipo o Voldemort.

Sorrindo pra foto

Voltando aos irlandeses! Escolhi quatro autores que não podem deixar de estar na tua listinha de pra ler pelo menos uma vez na vida!

Bram Stoker

Vai dizer que tu nunca ouviste falar deste clássico? O Drácula de Bram Stoker. Abraham “Bram” Stoker nasceu em Dublin e escreveu seu primeiro ensaio super jovem, com apenas 16 anos. Foi jornalista, diretor de peças teatrais, funcionário público e se graduou em matemática (?), vai entender…(quando serei boa assim, Senhor?) Fofoca litetária:  Ele se casou com Florence Balcombe, a pretendente de Oscar Wilde, outro autor irlandês super famoso. Na verdade, os dois a disputavam e ela escolheu o Bram. RÁ! Perdeu playboy!

Drácula, na verdade, já foi designado com vários tipos de gêneros literários, tipo horror, romance gótico, etc.  E é o principal romance de vampiros (pra mim), que mostra esse ser (Drácula) de forma tenebrosa e horripilante. Nada de ficar brilhando no sol, de ~shine bright like a diamond~ do Edward.

edward-cullen-sparkling-shining-brilhando-na-luz-do-sol-sunshine

Bram Stoker teria se baseado na história de Vlad, o Empalador, um príncipe da Romênia, que nasceu na Transilvânia, e que era conhecido por sua crueldade. As semelhanças entre os dois são muitas e dizem que seriam a mesma pessoa. Tanto que na época do lançamento, o livro recebeu muitas críticas por se tratar de uma história violenta, mórbida e fúnebre demais. Contudo, alguns críticos literários dizem que Drácula tem uma trama MUITO bem construída e com personagens fortes, talvez seja por isso que ele é um dos livros de horror que mais influenciou os contos de vampiros que estavam por vir depois. Eu particularmente sou medrosa e nunca consegui ler por inteiro (mas um dia conseguirei! o/), mas gosto muito do formato no qual ele é escrito, que é chamado de epistolar, ou seja, dá voz a várias personagens.

Dica: Eu sei que este aqui é um Pra Ler, mas não consigo me separar do Pra Ver. Desculpa, gente! D: Mas sim, uma das adaptações pro cinema que vocês não podem deixar de assistir depois de lerem o livro ou, quem sabe, deixarem vocês instigados a ler é o Drácula de Bram Stoker, do diretor Francis Ford Coppola, sim o mesmo diretor de O Poderoso Chefão e Apocalipse Now, e com um elenco super hyper fo…fantástico : Winona RyderGary Oldman e Anthony Hopkins. Então, não deixem de assistir também! :3

Eoin Colfer

Ele é um autor mais atual e é mais conhecido por sua série (que foi considerada best-seller pelo New York Times) Artemis Fowl. Também é responsável pela continuação do Guia do Mochileiro das Galáxias ,  o sexto livro, intitulado “E tem outra coisa….”. O autor é tão pop que a viúva de Douglas Adams pediu que ele desse sequência a história do seu marido. Para alguns fãs o livro não é tão bom, mas não podemos deixar de reconhecer que o cara tem uma grande credibilidade, heim?

Ele não tem uma carinha de leprechaun?

Voltando a Artemis Fowl. É uma série do gênero fantasia e que possui no total 8 livros. O seu personagem principal, que tem o mesmo nome do livro, é na verdade um anti-herói, com o maior QI da Europa e apenas 12 anos. Nos primeiros livros ele é bem frio e calculista, daqueles que faz o que bem entende sem se preocupar com os outros, mas que ao longo da saga vai mudando seu caráter. Vai ver que é por ser tão peculiar, que o livro foi premiado pela WHSmith como Livro Infantil do Ano na “Escolha Popular” e pela British Books Awards como Livro Infantil do Ano. 
O livro é cheio de seres fantasiosos, como: fadas, gnomos, anões, goblins, elfos, duendes. etc. E nas partes debaixo da página há códigos em gnomês ou centuriano, que o Eoin criou (a partir do nosso alfabeto mesmo, não é nada de uma língua completamente nova tipo , o Quenya, dos elfos do Tolkien ; o Na’vi , dos alienígenas do Avatar  ou o dothraki do Game of Thrones ) para os leitores decifrarem os criptogramas. Adoro mistérios! *-*

C.S. Lewis

Sir Clive Staples Lewis, mais conhecido como C.S. Lewis ou como o autor de uma das séries de livros de fantasia mais famosas: As Crônicas de Nárnia. Quem nunca sonhou em ir pra Nárnia?  

tumblr_luvnz1gSHd1r6qetlo1_500

Pois é, vamos primeiro falar um pouquinho do Lewis. Na verdade, ele não é da República da Irlanda (ou Irlanda do Sul), da qual estamos falando essa semana n’O Bagageiro, maaaas eu não podia deixar de falar dele. Afinal, ele é um CLÁSSICO! ~Natália se rebelando~rs. Ele é de Belfast, capital da Irlanda do Norte, mas justificando minha rebelação quando ele nasceu, em 1898, a República da Irlanda e a Irlanda do Norte ainda eram uma só, já que os britânicos só reconheceram a independência irlandesa a partir de um tratado, em 1921. Então, ele pode continuar aqui na minha listinha, né? *-*
Além de escritor, ele foi teólogo anglicano, professor de litaratura nórdica na universidade e poeta. Se formou com louvor em letras e literatura, e também teologia e linguística. E ele foi amiguinho de nada mais, nada menos que do J.R.R. Tolkien e até escreveram um livro juntos ! “O Dom da Amizade”.

Correndo pra livraria mais próxima!

Fofoca literária: Há quem diga que Senhor do Anéis não existira sem os incentivos do C.S.Lewis e que ele foi o primeiro a ouvir a história! :O
Mas voltando a nossa dica de hoje, o primeiro volume de As Crônicas de Nárnia a ser lançado foi o “O leão, o guarda-roupa e a feiticeira”, mas as publicações não seguem a ordem cronológica da história, na verdade ele é o segundo na ordem. O livro conta a história de Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia que vão parar em Nárnia através de um misterioso guarda-roupa e que acabam por ter que lutar com a Feiticeira Branca pra trazer a paz pra Nárnia novamente. Pra isso contam com a ajuda do Aslam, o leão.

tumblr_lxn1bsUPcd1r8nzcmo1_500

RAWR!

Bom, como eu já escrevi um montão, eu decidi que quem quisesse saber o nosso quarto autor tem que olhar a página bônus. Hehe ^^ Pros que ficam, espero que tenham gostado das dicas e que se já leram algum desses autores, compartilhem com a gente o que acharam das leituras! Queria também agradecer ao Adrian Kemmy (meu amiguinho irlandês), que foi quem me deus várias dicas no post de hoje e mesmo que ele não entenda nada do que está escrito aqui, ao menos o “Obrigada”, ele reconhecerá. E pros que irão continuar lendo: nos encontramos no bônus! ;D

Anúncios

3 pensamentos sobre “Sobre fantasia e leituras…

  1. Pingback: A arte de se vestir pra colorir a vida | O Bagageiro

  2. Pingback: Sobre best-sellers e vida conturbada. | O Bagageiro

  3. Pingback: Diferentes modos de ser e crer | O Bagageiro

Qual tua opinião?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s