Inventando moda em solo irlandês

O Bagageiro é um blog democrático. Nós estamos mostrando o mundo pra vocês, mas isso não nos torna especialistas. Às vezes, podem ter certeza, o que postamos é tão novo pra nós quanto pros nossos leitores. Graças à internet e ao nosso esforço de pesquisa contínua conseguimos mostrar um pouco desse mundão de Deus e aumentar a sua bagagem cultural (e a nossa).

Nós, pesquisando

Pesquisando

Hoje, falando da nossa querida Irlanda, foi decidido que seria eu quem mostraria o que tem de legal Pra Vestir por lá. Mas o que eu sei sobre moda irlandesa? Bom, sobre a Irlanda eu sei sobre leprechauns, conflitos territoriais, I.R.A., trevos, St. Patrick, cerveja Guinness e Bram Stocker. O que eu não sei é infinitamente maior, como, por exemplo, qual a diferença exata entre Grã Bretanha, Reino Unido, Irlanda, Irlanda do Norte, República da IrlanSOCORRO.

Sobre moda, eu sei o que aprendi em uma disciplina optativa muito legal pra faculdade e o que minha namorada, a maior especialista em moda intuitiva que eu conheço, fala e me mostra.

Somando todo esse conhecimento, eu recorri ao Oráculo, Aquele que Tudo Sabe para me ajudar nessa empreitada. Seja o que Deus quiser.

Então tá, vamos falar de moda

Então tá, vamos falar de moda

Bom, como vocês devem saber, a moda é um instrumento social de autoafirmação de identidade. Os irlandeses sabem disso e o demonstram no dia-a-dia, mesmo sem perceber. Muitas pessoas que visitam o país percebem que eles se vestem como querem, de um jeito que os deixem felizes e confortáveis. Traduzindo: vestir pra se sentir bem consigo mesmo.

moda9

moda6

(Fotos: vidanairlanda.com)

Nessas fotos aí em cima, tiradas nas ruas de Dublin, percebemos um pouco do que eu comentei. Não só isso: existe uma forte influência dos anos 80 e 90 (a jaqueta jeans estilo Robin Sparkles da moça não me deixa mentir). Muitos blogs que eu visitei, com comentários mais ácidos, dizem que eles meio que pararam no tempo, mas o que seria da cultura popular sem o 80’s e os 90’s? Tô com vocês, seu povo beberrão. Na Irlanda, o jeans vem a calhar por causa do clima, que é bem frio, mas muda constantemente. As temperaturas médias são de 4°C no inverno e 16°C no verão, mas durante um dia, você enfrenta frio, sol, chuva, calor. A versatilidade do tecido é o que faz o povo de lá usar ele pra tudo. Já que estamos falando tanto de jeans, um exemplo do que não fazer:

q?

q?

Agora os irlandeses não parecem tão ruins… Continuando…

Aqui no Brasil, o uso do jeans se limita mais às calças mesmo, que pessoas de todas as idades e tamanhos usam. Na Ilha Esmeralda (como Ireland é carinhosamente chamada), as meninas preferem usar só as jaquetas. E pra parte de baixo? Bem…

moda7

dsc01336

(Fotos: Um fabuloso destino)

Meia-calça. Sim, é isso que as irlandesas amam. Como eu disse, lá é um país frio, mas nessas horas, o que conta é o psicológico: “Não posso sair de casa com as pernocas de fora, tá muito frio… Já sei! Vou colocar essa meia-calça que vai dar uma esquentadinha.” Não, não esquenta. Mas fica sécsi, então, beleza. Os shorts curtos e meias-calças, principalmente pretas, são as tendências entre a galerinha jovem e descolada. E quando eu digo curto, é shortinho curto do tipo “bundinha de fora” mesmo.

É isso. Esse foi o primeiro post sobre o estilo irlandês de ser. Comenta e chama os amigos pra ler e até o próximo Pra Vestir. 😉

200 (1)

Anúncios

Um pensamento sobre “Inventando moda em solo irlandês

  1. Pingback: Kodaline: os novinhos pops da Irlanda | O Bagageiro

Qual tua opinião?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s