A nona arte na Coreia

Mais uma vez eu vou te dizer o que tem de melhor Pra Ler lá pela Coreia.

Hoje o assunto é Manhwa (ou 만화, se vocês se lembram do post anterior, sabem que é assim que eles escrevem por lá), as histórias em quadrinhos dos coreanos. Os hqs asiáticos mais famosos pra nós aqui do ocidente são os mangás dos japoneses. Nos traços, os manhwas são bem parecidos com os quadrinhos nipônicos, mas claro que eles têm seus detalhes que os tornam únicos. Pra começar, o sentido de leitura é parecido com o ocidental. Isso acontece porque, como nós já explicamos no último Pra Ler, o sentido de leitura e escrita do alfabeto coreano é da esquerda para direita.

Quando o assunto são animações, mais uma vez, nossa referência são os japoneses. Estamos acostumados com os animes, que é como conhecemos as animações da terra do sol nascente. Na verdade, a maioria das pessoas aqui conhece os mangás por terem assistido aos animes primeiro (Dragon Ball *-*).

Eu não perdendo uma oportunidade de postar um gif do Goku

Eu não perdendo uma oportunidade de postar um gif do Goku

Na Coreia, as animações não são muito populares, pois lá o papo é outro:  como eles adoram um drama, é muito comum os quadrinhos ganharem versões em forma de k-dramas. Um exemplo legal é o manhwa Full House, da manhwaga Woon Soo-yeon  (manhwaga é como é chamado alguém que desenha manhwas), que virou um k-drama em 2004.

Aqui a capa do manhwa

Aqui a capa do manhwa

Ah, cês lembram do Ragnarok? Nós já falamos um pouco sobre ele no Pra ver. Um dos MMORPG mais famosos e bacanudos do mundo foi baseado em um manhwa também coreano.  Ele foi escrito de 1998 a 2001, em 10 volumes, por Lee Myung-Jin. Atualmente, ele colabora com o visual do game (além de ser idolatrado por milhões de nerds ao redor do mundo).

asurachampion4fdAgora eu vou falar um pouco de uns quadrinhos coreanos que eu conheci há um bom tempo através da internet e que, pelo menos pra mim, são a melhor coisa que veio de lá quando se trata de hqs.

Não precisa sacar de coreano pra entender a maioria das tirinhas, hehe.

Não precisa sacar de coreano pra entender a maioria das tirinhas, hehe.

Asaekkiga é uma série de web-comics criada pelo manhwaga Yang Young-Soon e que só tem um objetivo: te fazer rir! Os quadrinhos são extremamente ácidos e safadinhos, hehe. O humor é bastante escrachado e inteligente (às vezes é bem bobo mesmo), te mostrando que nem só de drama vivem os coreanos. Como eu visito muitos sites de humor, eu sempre achei essa série genial!

É um mais besta que o outro, hehe

É um mais besta que o outro, hehe

Aqui dá pra ler um montão deles em inglês, o que já ajuda muito, pois o humor do Young-Soon é bem universal.

E é isso, galero. Espero que esse resumo da produção “quadrinística” dos coreanos tenha sido legal pra vocês. Comenta aí embaixo e chama teus amigos pra conhecer um pouco mais sobre os manhwas. Inté a próxima.

Mais uma vez eu coloco o Goku, em uma das cenas mais tristes da minha infância :,)

Anúncios

Qual tua opinião?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s