K-dramas: as novelas da Coreia

Eu já te contei que os coreanos adoram dramas, né? Pois é, pra quem já curte assistir live action ou animes japoneses, gosta de conhecer séries novas ou, ainda, tá afim de conhecer um pouco do que é produzido lá na Coreia, hoje, O Bagageiro vai tentar te mostrar um pouco do que rola no universo coreano. Vamos lá?

tumblr_mnnh7ezAuV1sqznooo1_500

Opa, mas antes de começar, eu queria me desculpar e me retratar com os vocês, leitores do blog, devido a demora para este post. A viagem foi bem longa – uma corrida na chuva por caminhos tortuosos, fugindo das inimigas, várias caronas, idas e vindas em um barquinho popopo Ê – , caros amigos, tivemos alguns problemas técnicos que acabaram influenciando demais na postagem do nosso lindo Pra Ver, mas ele saiu! Prometo que farei de tudo pra não dar mais nada errado.

Mas vamos acabar com o drama da minha vida e falar sobre um dos carros-chefes da Halyu Wave (ou a Onda Coreana, como a Mari já te contou): os k-dramas, também conhecidos como doramas.

Só fazendo uma pequena observação: uma vez me disseram que dorama são como os japoneses chamam, devido a dificuldade de pronunciar a palavra “drama”, mas não tenho evidências.

Agora voltando ao assunto, o “K” da palavra significa Korean, assim como no K-pop, e serve para diferenciar dos dramas produzidos em outros países asiáticos como TW-drama (Taiwan), C-drama (China) ou J-drama(Japão). Os dramas coreanos parecem mais com o formato de uma minissérie brasileira do que como uma novela, tendo uma duração curta de 16-24 episódios. Na verdade, são bem parecidos com as séries americanas por serem exibidos duas vezes por semana, só que ao contrário das séries, que trabalham com temporadas infinitas, os doramas possuem só uma temporada e, quando ganham popularidade e as pessoas querem assistir mais, eles até fazem uma nova temporada, mas não é a continuação da história e sim, uma nova versão com personagens diferentes. Porém, com cenários, problemas ou situações semelhantes. A criatividade deles não tem limites e não é porque não é a continuação que eles deixam de ser legais. Na verdade, alguns são tão ou mais divertidos que o anterior.

MAS SIM, POR QUE EU DEVERIA ASSISTIR ESSE NEGÓCIO AÍ?
Essa é uma pergunta bem comum, quando convidamos alguém pra assistir um dorama e a pessoa nunca nem tinha ouvido falar e, muitas vezes, vem seguido de “eu não sei nem quem é quem. Tem tudo olhinho puxado!”. Vamos lá, primeiro passo pra assistir uma novela coreana: a quebra dos preconceitos. Sim, eu sei que pode parecer exagerado, mas muito gente não assiste porque já tem em mente que não vai prestar, então vamos ser mente aberta e dar um chance pros olhinhos puxados? 

tumblr_ma2184CQ4S1r0xsdgo1_500

-Depois do segundo capítulo, você já vai começar a perceber as diferenças entre eles. Podem haver umas confusões nos nomes, porque são meio complicados, e não conseguimos identificar o sexo e tudo mais, mas te tranquiliza que não é um bicho de sete cabeças. Há vários nomes complicados ocidentais que nós mesmo não sabemos identificar, no meu ensino médio, por exemplo, meu maior choque foi descobrir que Émile Durkheim era homem e que Taylor era nome de menino e de menina (Taylor Swift e Taylor Lautner que o digam). Então, não liga pra isso e se joga! rs

-K-dramas mostram muito da cultura coreana, que é beeem diferente da nossa, e isso por si só já faz com que a experiência seja chocante às vezes, mas acho que isso reflete bastante na construção dos roteiros. Como eles conseguem fazer tantos romances sem praticamente cena alguma de beijo, às vezes só nos últimos 2 minutos de acréscimo do segundo tempo? Eu não sei, mas tu nem sentes tanta falta assim de toda aquela agarração, porque eles criam uma história que te prende de tal forma que tu ficas se corroendo e esperando enlouquecidamente a cena do beijo. Ok, muitas vezes deixa a desejar, porque é só um selinho, mas o clima e as falas compensam tudo, há várias frases de doramas que mudaram a minha vida ~exagerada~. ❤

99167321

-Ostentação. Não sei como é lá pela banda das Coreias, mas gente, todo mundo tem o celular do ano (dos ricos aos pobres), e o que falar dos carros, do luxo das casas? Outro detalhe: todo mundo se veste bem. Acho que as nossas mochileiras fãs do Lee Min Ho, Juliana Dias, Amanda Paixão e Olga Santos sabem bem o que estou dizendo. Em City Hunter, por exemplo, os carros lindos da Hyundai estão por toda parte. 

-Alguns doramas trabalham com efeitos especiais, tipo de animes, o que os deixa bem caricatos e engraçados. Tu podes estar pensando agora “deve ser uma porcaria”, pior que vais te divertir com esses detalhes, eles deixam tudo mais engraçado.

-Bom, o próprio nome já diz: “drama”. Os coreanos não se cansam de nos fazer chorar às vezes de tristeza, às vezes de felicidade. O fato é que o drama está presente em qualquer gênero, com menor ou maior intensidade.

Não chora, por favor! Senão eu choro também.

-Beleza. Sim, eles são lindos! Mulheres, homens, crianças, todos são lindos! *-* Eles têm peles PERFEITAS e são cheios de estilo. Talvez você pense que eles são todos sem graça, sem sal… E é aí que você se engana, assista alguns com o Goong Yoo, Park Shin Hye, Kang Sora, Min Hyo- Rin,  Lee Min Ho, Daniel Heney , e depois a gente conversa!

O Bagageiro decidiu fazer o seu primeiríssimo videocast e pra conversar um pouquinho sobre k-dramas, ele  convidou dois convidados ilustres: o Victor Lopes e a Carol Diniz, que curtem bastante o que está sendo produzido lá do outro lado do globo. Então, divirtam-se! ❤

E depois de rirem da nossa cara    conhecerem um pouquinho de k-dramas, lá no nosso canal do Youtube vai rolar um bônus ~adoro bônus! *-*~ um TOP 10 de k-dramas que vocês TEM que assistir, vejam se vocês gostam e concordam com o que dissemos. Então, dá uma passadinha lá! HEHE

Eu comecei meu vício por k-dramas faz algum tempo e já não consigo mais parar de assistir, minha vida social acabou! rs Espero que vocês também gostem! Quem já assiste tem alguma dica pra dar? Tô querendo assistir alguns novos quando tiver um tempo livre! Tem muitas coisas ainda pra ver pela Coreia, como os programas de variedade também, a internet está cheio deles, então dá uma pesquisada e conheça mais, porque eles têm de todos os tipos e algum deles vai ser do seu agrado. Até logo! tumblr_m87jkmksyk1rxy1boo1_500

Anúncios

Um pensamento sobre “K-dramas: as novelas da Coreia

  1. Pingback: A nona arte na Coreia | O Bagageiro

Qual tua opinião?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s