O caminho até o sucesso

Lembras que semana passada eu te mostrei algumas das características mais marcantes do pop coreano e alguns dos artistas mais legais que têm por lá? (Se não lembras, ficarei um pouquinho chateado, mas podes te redimir lendo o texto aqui). Pois hoje, O Bagageiro te leva mais além. Apesar de todo o glamour e beleza dos k-idols (os ídolos pop coreanos), chegar a esse patamar não é tarefa das mais fáceis lá na Coreia do Sul. Hoje eu te conto um pouco da trajetória que muitos artistas coreanos trilham até alcançarem o sucesso no país.

tumblr_m6yq39zn1L1rza63so2_500

Tornar-se um artista reconhecido e famoso não é tarefa tão simples. E ela às vezes se torna mais difícil se alguém for tentar a sorte na Coreia. Por lá, quem manda no pedaço e tem grande influência no mundo da música são as agências de entretenimento. Essas empresas, produtoras e distribuidoras de artistas na Coreia do Sul, recrutam, treinam e lançam artistas no mercado coreano e muitas vezes apostam alto, lançando-os mundialmente.

The Big Three

The Big Three

As maiores empresas do ramo são a SM Entertainment, a YG Entertainment e a JYP Entertainment, o famoso “big three”. Assim como as demais, elas realizam audições no mundo inteiro atrás de novos talentos – apesar de ser no mundo inteiro, é claro que essas agências preferem candidatos com alguma descendência coreana pra facilitar a aceitação do público, né?

Mas não basta entrar numa agência que tá tudo certo, vamos ser famosos. Calma lá. Logo após o recrutamento, os artistas tornam-se trainees e às vezes passam anos (sério, não é exagero meu) se preparando para o seu lançamento no mercado coreano (que eles normalmente chamam de debut). Aulas de canto, dança, atuação e tudo o mais que for preciso pra que eles se tornem artistas completos no melhor estilo Bombril ~mil e uma utilidades~.

As meninas do 2NE1 na sala de ensaio da YG Entretainment.

As meninas do 2NE1 na sala de ensaio da YG Entretainment.

E as empresas investem pesado no treinamento. Tanto que a SM Entertainment, por exemplo, gastou ~apenas~ 2,6 milhões de dólares para fazer o debut da cantora BoA, uma das mais lindas e legais e famosas da agência. Sem falar nos treinos, que duravam 5 horas por dia durante a semana, quando BoA ainda estudava, e 10 horas nos finais de semana.

Normalmente, os grupos debutam em programas musicais nas emissoras de TV coreanas que, diga-se de passagem, são um sucesso e o principal meio de divulgação do trabalho desses artistas depois da internet (de acordo comigo, rs). Dá só uma olhada no debut de Girls’ Generation, lá em 2007, no programa Inkigayo, da emissora SBS. O grupo é um dos principais carros-chefe da SM Entertainment.

E então o trabalho deles está apenas começando. Os grupos ou artistas solos estão sempre em constante atividade, trabalhando na divulgação de seus singles, mini-álbuns (é muito comum eles lançaram esses produtos, que parecem um EP, com menos faixas que um álbum normal), videoclipes e turnês pela Ásia.

Muito se questiona sobre esse modelo de funcionamento das agências coreanas, principalmente quanto a algumas restrições e o tempo de contrato dos artistas, sem falar nos horários e nas constantes atividades que os artistas precisam cumprir. Vocês viram que a dedicação é realmente necessária caso queiras te tornar um artista consagrado, né? Mas esse assunto gera muita controvérsia e não é a minha intenção ~polemizar~. A questão é que a indústria cultural coreana é muito forte no país e em vários lugares do mundo, como o Japão, e tem servido como ponto de disseminação da cultura asiática ao redor do mundo. Basta esperarmos que nossos artistas preferidos sejam sempre bem cuidados pra que músicas boas não parem de vir lá daquele lado da Ásia.

Anúncios

Qual tua opinião?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s