Tradição para o homem contemporâneo: conheça a Wooyoungmi

Durante essas duas semanas estamos falando sobre os nossos amiguinhos de olhos puxados e principalmente reforçando como que, mesmo com um idioma tão diferente do nosso e uma cultura tão singular, os coreanos conseguiram atingir milhões de pessoas no mundo inteirinho. E seguindo esta linha, no #PraVestir de hoje vou falar sobre uma estilista coreana que vem ganhando o mundo.

Nascida em Seul, Woo Youngmi cresceu em um ambiente bem criativo. Seu pai trabalhava em uma empresa de arquitetura e sua mãe lhe ensinou arte e a tocar piano. Em 1978, entrou para a Universidade Sung-Kyun-kwan, em Seul, onde começou estudos de moda. Ainda na graduação já apresentava sinais de que o negócio iria prosperar, ganhando em 1983 o prêmio Osaka International Fashion.

Essa é a Woo Youngmi.

Dez anos depois, lançou a marca de moda masculina SOLID HOMME, começando com uma pequena boutique em Seul. E se tornou a primeira designer prêt-à-porter de moda masculina na Coreia. Em 1989, sua irmã mais nova, Woo Janghee, se juntou à Woo Youngmi e elas construíram uma das marcas líderes na Coreia.

Em 2002, a grife Wooyoungmi é lançada, visando o mercado global e estreando na Semana de Moda Masculina de Paris. Quatro anos depois, foi aberta a primeira franquia da loja em Paris e desde então a marca é referência por lá. E olha que não é tão fácil agradar aos franceses assim. No ano de 2011, Wooyoungmi torna-se membro de pleno direito da forma Associação Francesa “La Chambre”.

Inspiração

Influenciada por seu pai, Wooyoungmi usa muitas referências da arquitetura em suas peças, sempre empregando alguns elementos do design na moda, como a criação de estruturas em 3 dimensões de superfícies planas, abrigando corpos humanos a partir do ambiente externo. Apaixonada pelos corpos humanos e cortes limpos, suas roupas, como ela mesma conta, são dedicadas ao homem contemporâneo que aprecia a tradição da alfaiataria de alta qualidade, mas também o novo valor de delicadeza nas roupas.

A estilista coreana optou por se dedicar à moda masculina, porque acredita que assim seu trabalho é muito mais objetivo, já que se projetasse roupas femininas, faria peças que ela mesma gostaria de usar e aí ia virar bagunça e ela perderia seu foco. Já seguindo o ramo de menswear, ela pode trabalhar projetando o homem ideal. E pelo visto essa decisão dela dá mais do que certo, afinal, atualmente a grife possui 24 lojas independentes em toda a Ásia, sendo que a matriz da marca fica na Europa, em Paris.

A vitrine da loja de Wooyoungmi em Paris.

É isso, gente! Espero que vocês tenham gostado ^-^ Eu tava esperando muito para passar por essa editoria e, apesar das dificuldades que eu tive, foi bem divertido fazer os posts. Pude entender um pouco mais desses carinhas da irmã do Sul e perceber que quando se trata de moda eles nem são tão diferentes assim de nós. Enfim, caso vocês tenha alguma dica, é só deixar nos comentários ^^

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