Bagageiro 2000: Como Ler em coreano?

Nesse Pra Ler da Coreia do Sul, eu resolvi fazer  um Telecurso 2000 pra vocês saberem Como Ler. O coreano é uma língua interessantíssima e bem fácil se comparada a outros idiomas da Ásia, como o japonês e o chinês. Então sentem e apertem os cintos enquanto eu levo vocês por esse novo mundo.

dicajuno

Antes de mais nada, um pouquinho de história. A literatura coreana é dividida em dois períodos – clássica e moderna. Da era clássica fazem parte todas as obras escritas antes e durante a Dinastia Joseon, que durou cerca de cinco séculos  (1392 – 1897). Foi durante esse período importantíssimo que foi criada a escrita hangul  ( “hangul” em hangul é assim, ó: 한글), que foi introduzida para substituir o Hanja, um alfabeto que os coreanos emprestaram dos chineses e mudaram a pronúncia dos caracteres. O hanja foi oficialmente utilizado até  o século XV.

Como a Mari já mencionou aqui nesse post, o hangul é composto por 10 vogais e 14 consoantes. Esse exagero no número de vogais é justificado: elas funcionam como variações das nossas conhecidas cinco vogais. Aqui embaixo tu podes conferir todos eles. Clicando na imagem ou aqui,  tu podes visitar um site MUITO SHOW que te mostra a pronuncia de cada um dos caracteres. Basta passar o mouse por cima que ele lê pra ti. Eu tô há dois dias ouvindo, hehe.

Capturar

Vogais

As formas básicas que compõem as vogais foram baseadas nos Três Componentes do Universo (gente, que profundo!). São eles Céu (  ), Terra , e Homem . O Céu (  ) representa o formato circular do céu; Terra  representa o formato reto e vertical da terra (tipo, o chão); e Homem  mostra um homem em pé. Se os ideogramas coreanos parecem um monte de homenzinhos palito pra ti, não se sinta mal. Agora tu descobriu que faz todo o sentido!

옷 (Não, isso não é um homenzinho, hehe. Esse ideograma significa “roupas”)

Consoantes

Os formato básicos que compõem as consoantes foram feitos para representar os órgãos utilizados no momento da fala. São eles: ㄱ, ㄴ, ㅅ, ㅁ e ㅇ.

O site brasileiro aprendendocoreano.net fez uma tabelinha bem legal pra te ajudar a compreender essa história:

Capturar

Resumindo: os coreanos te dão uma aula de anatomia e filosofia enquanto então te explicando o simples alfabeto deles.

Como em qualquer outro idioma, a combinação de vogais e consoantes em coreano formam uma sílaba. Elas são escritas da esquerda pra direita, de cima pra baixo, mais ou menos como se fosse em sentido horário.

Esse vídeo do TalkToMeInKorean.com ensina como fazer na hora de ler e escrever hangul:

Esse aqui é utilidade pública: aprenda umas frases básicas pra conversar com um coreano. Vai logo treinando a pronúncia.

Enfim, esse foi o básico do básico de uma aula de coreano. Só pra vocês perceberem que não é tão difícil como parece. Comenta aí em baixo e se tiver algum outro site legal, deixa o link pra galera. Até mais. 😉

giphy

Anúncios

Um pensamento sobre “Bagageiro 2000: Como Ler em coreano?

  1. Pingback: A nona arte na Coreia | O Bagageiro

Qual tua opinião?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s