O pop que tá dominando o mundo

É a semana da Coréia do Sul. E hoje é dia de Pra Ouvir. Então simbora conhecer um pouco da cultura musical coreana que está dominando o mundo inteirinho: o KPOP! Apesar de não ser novidade pra algumas pessoas, seria quase um crime passar pela Coréia e não escrever sobre umas das coisas que eu mais gosto mais marcantes da cultura coreana e um dos principais setores da economia do país, inclusive incentivado pelo próprio governo (Marizinha já te falou um pouco disso aqui).

Então eu fiz uma playlist ma-ra-vi-lho-sa com algumas músicas de diversos artistas que eu gosto pra teres uma noção de como as coisas funcionam por lá. Se não fores familiarizado com k-pop ainda, eu te mostro algumas características durante a lista que quase sempre estão presentes na música pop de lá. Podemos começar?

O k-pop, sonoramente falando, não difere muito do pop norte-americano. Pelo menos não atualmente. Hip Hop, R&B, eletrônica e muitos outros estilos que são encontrados nas músicas lançadas lá nos EUA também estão presentes nas músicas coreanas. Tanto que vários artistas apostam no hip hop swag nos seus singles, como o solo da cantora CL (que é líder da girl band 2NE1 muito amor) e G-Dragon (líder do grupo BIGBANG). Dá só uma olhada na marra e no estilo desses dois:

Mas os artistas costumam abusar de todos os gêneros possíveis, nos apresentando algumas misturas bem inusitadas. Por exemplo, no último single da girl band F(x), é possível ouvir nada mais nada menos que o nosso conhecido pandeiro na música <3.

Se viste os vídeos, deu pra perceber que o inglês normalmente está presente nas letras das músicas. E os MVs (abreviação de music video, como normalmente são chamados por lá) são megaproduções que fazem Hollywood ficar com invejinha. As agências de entretenimento, responsáveis por lançar os maiores nomes do pop coreano (e que eu ainda vou te contar um pouco mais sobre elas um outro dia), investem pesado no preparo, na produção e na divulgação dos artistas. Tá aí o tio Psy que não me deixa mentir:

E uma coisa que não pode faltar nas produções de um artista coreano é coreografia. Ela é marca registrada de 99,9% dos grupos de k-pop, que sempre estão perfeitamente sincronizados. Ela é tão importante que é comum os artistas lançarem outras versões dos seus videoclipes contendo apenas a coreografia da canção. Às vezes nem precisa mais do que a coreografia pra lançar um MV. Exemplo disso é o EXO, que lançou a ótima Growl em julho e o videoclipe não tem nada mais do que eles dançando num galpão abandonado.

E se tiver cor, tipo, MUITA COR, melhor ainda. Os artistas abusam bastante do visual nos videoclipes, seja nos cenários ou nas roupas usados pelos k-idols. Dá só uma olhada nesse clipe das Girls’ Generation amores da minha vida, I Got a Boy, lançado no começo do ano. Aí tem tudo que um artista de k-pop precisa ter pra fazer sucesso: muita cor, cenários incríveis, coreografias bem elaboradas, todas elas sincronizadas, música pop, muito carisma e, claro, aegyo.

Claro que nem tudo é assim por lá, né? Tem de tudo, pra todos os gostos e todos os ritmos. Mas hoje eu só te mostrei um pouquinho dessa febre que tá ganhando o mundo e que eu tenho certeza que vai continuar se expandindo por aí. E como não deu pra falar de todos os artistas que eu mais gosto, tá aqui a playlist com 15 videoclipes bem legais de k-pop. Tu também podes contribuir. Comenta aqui quais foram os que tu mais gostaste ou se tu vais me matar por eu ter deixado teu artista preferido de fora da lista.

Anúncios

4 pensamentos sobre “O pop que tá dominando o mundo

  1. Pingback: Fãs na Coréia: uma linha tênue entre amor e ódio | O Bagageiro

  2. Pingback: Tradição para o homem contemporâneo: conheça a Wooyoungmi | O Bagageiro

  3. Pingback: O caminho até o sucesso | O Bagageiro

  4. Pingback: K-dramas: as novelas da Coreia | O Bagageiro

Qual tua opinião?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s