A magia do Cirque du Soleil

O circo é uma arte antiga, mas ainda hoje tem sua importância artística e encanta milhares de pessoas, não importa em que parte do mundo você esteja. No post de hoje, o Pra Ver vai te contar um pouco do trabalho de uma das maiores companhias de circo do mundo, que levou a arte circense a outro patamar com os seus espetáculos grandiosos. Bem-vindo ao Cirque Du Soleil.

Cirque du Soleil

Onde tudo começou

Sim, o Cirque Du Soleil foi criado no Canadá, mais precisamente na cidade de Quebec, onde ainda hoje é local da sede oficial da companhia. Tudo começou nos anos 80, quando um grupo teatral de contorcionistas, cuspidores de fogo, malabaristas e pernas de pau, dentre eles Guy Laliberté, fundador do Cirque, fez uma turnê pelo Canadá em comemoração ao 450º aniversário de descobrimento do país. Desde então eles não pararam mais.

Tanto é verdade que a trupe está com 20 espetáculos em cartaz atualmente, com apresentações fixas e itinerantes em diversos países, como Alemanha, EUA, Japão, Reino Unido e Tawain.

Tenda do espetáculo Verakai, no México, em 2013.

O Cirque, talvez herdando uma característica marcante do seu país de origem, conta com artistas do mundo inteiro, abraçando diversas culturas e trabalhando com nacionalidades diferentes, inclusive na criação dos seus espetáculos.

Espetacular

As zebras, do espetáculo “O”

Mais do que apenas artistas fazendo coisas que parecem inimagináveis, um dos grandes pontos do Cirque são as histórias presentes em cada espetáculo. Essa é uma das características marcantes da companhia, que criam histórias de amor, ódio, fantasia e tudo mais que eles inventarem nos espetáculos.

Exemplo disso é o espetáculo Amaluna, que conta a história do amor proibido entre Miranda, a filha da rainha Prospera, e Príncipe Romeo, numa ilha governada por deusas e guiada pelos ciclos da lua, onde o casal apaixonado terá que encarar diversos desafios para ficarem juntos.

O espetáculo, claro, é grandioso e está em cartaz atualmente nos EUA. Dá só uma olhada nas belezas presentes nas imagens do trailer divulgado pela trupe:

Inclusive, o Cirque chega ao Brasil daqui a pouco, no dia 08 de novembro. É a quinta vez que o nosso país recebe a trupe du Soleil, que se apresenta em Curitiba, Rio de Janeiro e Porto Alegre com o espetáculo Corteo. O enredo é sobre uma parada festiva imaginada por um palhaço, onde o ator e a bailarina brincam com a ilusão e a realidade. O foco principal desse espetáculo são as acrobacias. Olha só:

Do picadeiro para as telonas

Então o Cirque resolveu levar a magia de diversos espetáculos para as telonas. No final do ano passado, a companhia lançou o Cirque du Soleil Worlds Away 3D (ou Cirque Du Soleil – Outros Mundos, título lançado aqui no Brasil). O filme de fantasia conta a história de um casal que foi separado e precisa viajar por entre os cenários mágicos de diversos espetáculos já produzidos pelo Cirque, como O, , Mystère, Viva ELVIS e The Beatles Love. O filme foi dirigido por ninguém menos que James Cameron, responsável por ~pequenas~ produções como Titanic e Avatar, e Andrew Adamson, com trabalhos como Shrek e Nárnia. O filme chegou ao Brasil em fevereiro de 2013 e agora pode ser encontrado em Blu-ray, Blu-ray 3D, DVD e cópia digital.

Pra vocês sentirem um gostinho de como é o filme, olha só o trailer dele:

Ah, depois de ver tudo isso – e conhecer um pouco mais da história do Cirque -, é impossível não querer assistir de perto os espetáculos da trupe. Eles disponibilizam muitos vídeos bacanas na conta do Youtube da companhia. Dá pra se contentar com as belezas dos espetáculos enquanto não dá Pra Ver toda essa magia de perto. Ainda.

Anúncios

Um pensamento sobre “A magia do Cirque du Soleil

  1. Pingback: Quem será a próxima vítima agora? | O Bagageiro

Qual tua opinião?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s