O gigante gentil da América: Bem-vindo ao Canadá!

Saindo da Oceania, agora vamos fazer uma parada no continente americano, mais especificamente na América do Norte. Até a Luiza já foi pra lá, então porque O Bagageiro ia ficar de fora? Por isso, durante as próximas duas semanas vais pegar carona com a gente pra conhecer um pouco mais sobre o Canadá!

Atriz canadense Cobie Smulders no papel da popstar Robin Sparkles da série How I Meet Your Mother

Let’s get it started…

Ao que tudo indica, a origem do nome Canadá vem de kanata, palavra de origem iroquesa que significa aldeia ou povoado. Os nativos americanos usavam essa palavra para explicar ao explorador francês Jacques Cartier o caminho para chegar a aldeia de Stadacona (atualmente a cidade de Quebec). Daí o francês passou a usar a palavra kanata não só para se referir à aldeia, mas a toda a região que pertencia à Donnacona, cacique de Stadacona. Alguns anos depois disso, em 1547, os europeus passaram a nomear essa região e as áreas ao redor de Canadá.

Um pouco de história não faz mal a ninguém

– No século XVI o Canadá começou a ser colonizado pelos europeus, principalmente pelos franceses e os britânicos. Antes de sua formação atual, o país já foi dividido em duas colônias britânicas: Canadá Superior (atual Ontário) e Canadá Inferior (região atual do Quebec). Depois de um tempo passou a ser chamado de Domínio do Canadá. Mas, quanto mais autoridade e autonomia possuíam em relação aos colonizadores, cada vez mais passavam a registrar apenas Canadá em documentos oficiais. Em 1982, com o Canada Act o nome oficial do país passou a ser simplesmente Canadá;

– Hoje o Canadá é o segundo maior país do mundo em área total, só ficando atrás da Rússia. E é uma federação composta por dez províncias e três territórios.

Multicultural sim, e com orgulho!

Publicado no site teleseries.uol.com.br em 23/09/2013

Publicado no site teleseries.uol.com.br em 23/09/2013

O Canadá é um país bilíngue e multicultural, e tem o inglês e o francês como línguas oficiais. Devido à sua colonização e tudo mais, a cultura canadense é historicamente influenciada por culturas e tradições de britânicos, franceses e indígenas. Mas como o país recebe uma grande quantidade de imigrantes do vizinho Estados Unidos, a cultura estadunidense vem ocupando bastante espaço por lá.

É bom saber que…

O Canadá é conhecido por muitas coisas, e principalmente por alguns rostinhos cujo sucesso ultrapassou as fronteiras canadenses. Quer dizer, talvez você mesmo não saiba que algumas das celebridades abaixo são do nosso país da vez.

Apenas alguns pops do Canadá

Apenas alguns pops do Canadá

O país é conhecido também por alguns estereótipos, e um dos que se mostra mais verdadeiro (é sempre bom frisar que depende do contexto) é que os canadenses são extremamente educados. E quando dizemos “educados” é educados valendo meeesmo. Tipo, o professor de yoga vai dizer “Obrigado” a cada posição que você acertar. Se estiveres passeando e pisar no pé de um canadense ele vai te pedir desculpa e ainda te comprar um donut. Ou seja, se esse país está nos teus planos de viagem, é bom se acostumar com essas coisas. Quer dizer, educação é bom em qualquer lugar, gente.

Outra coisa importante de saber é que o hóquei está para o Canadá assim como o futebol está para o Brasil. Eles amam esse esporte, então nada melhor do quê tentar entender um pouquinho para não passar vergonha por lá, né? Ah, uma outra paixão deles é a Tim Hortons, uma rede de cafés e outras cositas más genuinamente canadense. Eles são mais populares por lá do quê a Mc Donalds, dá pra acreditar? Um mundo onde fast food não é sinônimo da marca estadunidense? E o melhor de tudo é que além de bons preços, produtos deliciosos, e ser canadense dos pés à cabeça, a rede ainda leva o nome de seu fundador, um jogador de hóquei. Melhor impossível, né?

Bora começar a viagem?

Pra quem não sabe, o bonitão aí da foto é o ator canadense Ryan Gosling

Depois de algumas informações prévias, já deu pra entender que vem coisa boa por aí, né? Bem, a nossa viagem só tá começando, então se esse #PraComeçar te deixou curioso, fica ligado, porque ao longo das próximas duas semanas vamos te levar ao Canadá com posts diários aqui no blog O Bagageiro. Mas se bater um tédio até o post de amanhã… aceita a proposta da Cobie Smulders, digo, da Robin Scherbatsky, digo, da Robin Sparkles:

Anúncios

4 pensamentos sobre “O gigante gentil da América: Bem-vindo ao Canadá!

  1. Pingback: Canada: Winter is coming! | O Bagageiro

  2. Pingback: Uma aventura por dia | O Bagageiro

  3. Pingback: James Cameron: o rei dos blockbusters | O Bagageiro

  4. Pingback: Terra da diversidade e da igualdade: bem-vindos à África do Sul! | O Bagageiro

Qual tua opinião?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s