Aussie, aussie, aussie! Oi, oi, oi!


PhotoGrid_1382210597088

E #PraComeçar mesmo essa nossa aventura, eis aqui o primeiro país que vamos invadir: Austrália! Isso mesmo, a terra de cangurus, coalas, do Crocodilo Dândi e do AC/DC. É aqui que, durante as próximas duas semanas, tu vais aprender que a Austrália é muito mais do que o rostinho bonito da Nicole Kidman e a barriguinha sarada do Wolverine. Mas calma aí, tu sabes onde fica a Austrália?

davigif

A Austrália é aqui!

Senta que lá vem História

Muito bem. A Austrália foi colônia inglesa até 1901 o que, atualmente, reflete em duas coisas:

1) Eles são uma monarquia parlamentarista: ou seja, eles têm um monarca enquanto chefe de estado (a mesma do Reino Unido, Elizabeth II), mas possuem constituição e um primeiro ministro, o Tony Abbott, que foi recentemente eleito, inclusive;

2) Eles falam inglês: mas como a Austrália não é bagunça, é claro que eles têm um sotaque todo especial. A melhor descrição que ouvi, é que eles misturam um britânico formal com um caipira do Texas. Além disso, eles usam algumas palavras não tão comuns ao vocabulário americano, por exemplo, e têm a mania mais fofa de abreviar tudo o que é palavra (como o ‘Aussie’ do título, que significa ‘Australiano’). Confere esse vídeo que vai dar pra entender melhor (tem a opção de legenda em Português, é só procurar direitinho):

Antes de falar o inglês com o sotaque do Bruce, porém, o país falava (e fala até hoje, mas em escala bem menor), outras várias línguas. Os habitantes nativos, os aborígenes, se organizavam em clãs, mais ou menos como os índios brasileiros em suas tribos, e também tinham/têm diferentes línguas e dialetos entre si. Por que eles não falam todas elas até hoje? Pelo mesmo motivo que esse post é escrito em Português, e não em Tupi: a colonização. Depois da independência, os britânicos instauraram a chamada política da Austrália Branca. Tal política, além de deixar muitos aborígenes sem família, serviu para dificultar ao máximo o processo de aplicação ao visto a estrangeiros (eles aplicavam, por exemplo, provas de proficiência em alemão à espanhóis. E vice-versa).

(Aqui, pra acessar essas e outras informações sobre a história da Austália)

Abraçando as diferenças

Contudo, todavia, entretanto, hoje em dia, e acredito que até mesmo pra apagar um pouquinho essa imagem meio xenofóbica, a Austrália é conhecida justamente por suas políticas multiculturais, por abraçar as diferenças e aceitar gente de tudo que é canto do mundo em suas terras (e em suas universidades!). Uma das políticas que comprovam tamanho amor ao próximo, é a divulgação anual de uma lista na qual constam as profissões que mais necessitam de mão-de-obra no momento. Os profissionais dessas áreas requisitadas têm prioridade durante o processo de aplicação ao visto. Confere logo e vê se deste essa sorte!

Top na balada

Falando em lista, recentemente foi divulgada a relação das 25 cidades do mundo que oferecem melhor qualidade de vida e, adivinhem só, a Australiana Melbourne está no topo do pódio. Como se isso já não fosse suficiente, Adelaide, Sydney, Perth (saudades, inclusive) e Brisbane, todas capitais da terra dos cangurus, aparecem, respectivamente, em 6°, 7°, 9° e 20° lugar no ranking.  

Perth, vista do Kings Park. Há quem diga que essa não é apenas a 9ª melhor cidade do mundo. Há quem diga.

Se depois de tudo isso ainda não deu pra entender direito qual o papo da Austrália ou se deu foi vontade de conhecer muito mais, já sabes que vieste ao lugar certo: essa semana e na próxima ainda vai ter muita coisa boa pra ver, ouvir, ler, vestir, sentir e se apaixonar por essa terra tão singular.

Até a próxima!

Anúncios

12 pensamentos sobre “Aussie, aussie, aussie! Oi, oi, oi!

    • Foi mesmo, Marília! Garanto que vale muito a pena ir lá e ver tudo isso pessoalmente, mas espero que O Bagageiro consiga matar um pouquinho dessa tua vontade, pelo menos por enquanto (;

  1. Pingback: Sou praieiro, ~tô n’O Bagageiro | O Bagageiro

  2. Pingback: Pra vestir nas ruas da Austrália | O Bagageiro

  3. Pingback: As melhores sensações do mundo | O Bagageiro

  4. Pingback: Quem é esse pokémERROR | O Bagageiro

  5. Pingback: Terra da diversidade e da igualdade: bem-vindos à África do Sul! | O Bagageiro

  6. Pingback: Mostra as tuas caras! | O Bagageiro

Qual tua opinião?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s